Educação pela Arte

Apoio Pedagógico-Terapêutico que utiliza como veículo a Expressão Plástica... Saiba mais.








A aprendizagem de Competências Pessoais e Sociais é fundamental, para a inclusão quer no ambiente escolar, quer na própria sociedade.

Estas sessões  são de frequência semanal, sendo a primeira dedicada a receber a criança e a sua família, enquadrando-a posteriormente num pequeno grupo de outras crianças, de modo a que tome conhecimento e consciência do “Espaço” que ali está criado para usufruir.

A primeira fase deste projecto consiste em estabelecer uma relação de empatia/confiança com as crianças, de modo a conseguir transmitir-lhes estabilidadee confiança. Neste espaço consideramos que o fator primordial da superação dos primeiros obstáculos é o Afeto.

A arte plástica pode auxiliar:
- na reabilitação (física e mental)
- na expressão de sentimentos e sensações (por exemplo: para crianças que não se conseguem expressar por palavras)
- elevar a motricidade (através do desenho, pintura, colagens, corte, etc.)
- desenvolver o sentido estético (preocupação pela beleza e estética)
- aumentar a capacidade criadora (desenvolvendo a imaginação)
- proporcionar a cooperação com os colegas (o trabalho de grupo e a entre – ajuda)
 - elevar a autonomia (pessoal e social)
- entre outros.

A criança, em contacto com materiais e técnicas diversificadas, vai poder exprimir e reconstruir o seu mundo interior, estabelecendo, deste modo, uma comunicação e um comportamento ajustado ao meio. Sendo que (…) “por outro lado, poderão motivá-las, também, a um empenho rigoroso de outras realizações, também positivas, no âmbito do seu desenvolvimento psicomotor segmentar e global, perceptivo, emocional e linguístico, social e cognitivo”. (Pedro Soares Onofre, 2004 : 145)

 

 

Marque a sua consulta