A nossa especialidade
Psicomotricidade
A Psicomotricidade de âmbito clínico é dotada de um cariz relacional e terapêutico que observa e trata o indivíduo na sua unidade psicossomática, cruzando conhecimentos do neurofuncionamento e da neuromotricidade, com conhecimentos psicodinâmicos.
A Psicomotricidade é uma terapia de mediação corporal onde o corpo, o espaço, a expressão motora, o gesto, o movimento, a atitude tónica, são os suportes enfatizados, sendo sempre estruturada no aprofundado conhecimento do desenvolvimento e da patologia do indivíduo.
A organização psicomotora
Depende da articulação das seguintes dimensões:
- A atividade neurofisiológica e neuromotora: sensorialidade, tónus, movimento, ritmos e funções biológicas;
- A dimensão tónico-emocional e afetiva que desde os primeiros momentos da nossa vida vão influenciar o nosso corpo e o nosso movimento;
- A simbolização e a abstração – que permitem integrar o espaço, o tempo, a imagem do corpo, as funções cognitivas, a lateralização, a grafomotricidade;
- A identidade – que é construída desde o início da vida, em interação com o ambiente, nomeadamente o familiar.
A Terapia
O Psicomotricista dirige a sua atenção sobre as manifestações corporais e os seus significados, analisa a relação não verbal da pessoa com o mundo externo; que por sua vez está dependente do seu mundo interno.
Através da Terapia Psicomotora não se pretende recuperar unicamente uma função deficitária; isso seria agir imaturamente sobre o sintoma. O objetivo desta terapia é procurar o que está “por detrás” desse sintoma, agindo-se sobre a causa e não sobre o efeito. Pois a origem dos sintomas pode ser um conjunto de fatores orgânicos, neurobiológicos, psicológicos, cognitivos, afetivos, relacionais, familiares e sociais.
Agir globalmente é essencial, utilizando todas as possibilidades de expressão corporal para reestruturar a organização psicomotora do indivíduo no seu ambiente relacional.