Em Teletrabalho ou em Trabalho-De-Casa, os Pais são agora Gordon Ramseys, Professores, Bruce Lees, Maridos e Mulheres. São PAIS e MÃES, de carne e osso, transformados em autênticos Super-Heróis.
OS PAIS ESTÃO A DAR O SEU MELHOR… e ainda arranjam tempo para a Telescola. SOMOS TERAPEUTAS. Será que podemos PEDIR-LHES AINDA MAIS TAREFAS❓ Vejamos…
❗️É incrível a Resiliência, mas a verdade é que A MAIORIA DAS CRIANÇAS ESTÁ REALMENTE MELHOR. MESMO AS QUE TÊM FRANCOS DESAFIOS NO SEU DESENVOLVIMENTO. E a razão está numa coisa só: A PROXIMIDADE.
As CRIANÇAS ESTÃO MAIS FELIZES porque têm os Pais ao seu lado. É o “Reenamoramento”! E os Pais… os Melhores Tutores da Resiliência que a criança pode ter (mesmo quando sentem que só conseguem zangar-se, a maior parte do tempo).
Por isso…
Porquê ignorar o poder da adaptabilidade das Crianças? Porquê ignorar o poder dos Pais no que toca a cuidar das suas Crias?
👉 SOMOS TERAPEUTAS, e por isso…
• Mantemos o contacto com as “Nossas” Famílias
• Escutamo-las
• Tentamos perceber o que realmente precisam
• Apoiamo-las nisso – (a prescrição é específica, nunca generalista).
🔥 HÁ DE FACTO INTERAÇÕES QUE PODEM AJUDAR OS MAIS INSEGUROS, e que os pais conseguem fazer (tenho a certeza que muitos já o fazem, usando apenas a sua melhor intuição). Mas não são prescrições; são jogos que sempre fizemos na nossa infância… “jogos de reasseguramento”.
🔥 HÁ DE FACTO SITUAÇÕES QUE EXIGEM TERAPIA NÃO PRESENCIAL, mas nem todas as crianças são elegíveis, e precisámos, também nós, terapeutas, de nos instruir adequadamente para tal.
No INCORP, fazemos assim.