
No passado dia 16 de Setembro desenvolvemos o laboratório de musicoterapia recreativa, onde as crianças tiveram a oportunidade de experienciar o que os instrumentos disponíveis, a música e a interacção com o outro, têm para oferecer. Conheça o projecto.
A Experimentação Musical em Musicoterapia Recreativa é uma oficina prática de experimentação musical com base em técnicas de musicoterapia destinada a crianças dos 3 aos 6 com duração de 45 minutos, e dos 6 aos 10 anos com duração de cerca de 90 minutos. Cada grupo terá um máximo de 8 crianças e, no final de cada sessão, existe um espaço de partilha musical com os pais ou cuidadores.
Estrutura das Sessões
As sessões são divididas em três fases distintas. Iniciam-se com uma dinâmica de boas- vindas a todos/as os/as participantes que livremente escolhem os seus instrumentos para participar na roda musical. Após este momento seguimos a nossa estrutura para dinâmicas musicais corporais e de movimento. A ideia é utilizarmos o corpo para sentir e expressar a nossa música introduzindo, progressivamente, a voz e os sons.
Após o aquecimento corporal e sonoro entramos e na fase de experimentação e exploração musical através de dinâmicas musicais com instrumentos, dentro destas dinâmicas trabalhamos cancioneiro, círculos de percussão, a voz e vocalizações e jogos de improvisação e outros jogos musicoterapêuticos recreativos.
Nos últimos 15 minutos da sessão os pais e cuidadores são convidados para participarem numa experimentação musical livre, com interações musicais e corporais.
No final fechamos a sessão com uma canção de despedida com os instrumentos.
Objetivos Gerais de Sessão
- Estimular a criatividade;
- Potenciar a atenção e concentração;
- Promover a aquisição de competências sociais e interação interpessoal;
- Facilitar a comunicação e linguagem;
- Estimular a aprendizagem musical;
- Criar interação e diálogo através da música;
- Promover a expressão musical através da música.
Facilitador
Vicente Camelo: Licenciado em Psicologia da Educação e com máster em musicoterapia pelo Centro Extremeño de Investigación Musicoterapéutica, Cáceres, Espanha e mestrado em musicoterapia pela universidade Lusíada de Lisboa. Desde cedo iniciou os seus estudos musicais e dedicou-se à percussão, paralelamente, nos últimos dez anos tem-se dedicado ao estudo do acordeão diatónico.
Investimento
Esta primeira dinamização não tem custos.
As restantes têm um valor, por sessão, de 10€. É necessário um mínimo de 5 participantes para ser aberta a turma.
Mais informações:
geral@incorp.pt – +351 916 887 480